"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Spaguetti Squash ao Alho e Óleo

Taí uma coisa que eu queria experimentar há muito tempo, mas nunca havia encontrado em minha cidade....
Vi certa ocasião uma postagem no Páprika na Feijoada e fiquei intrigada.
Nas minhas pesquisas descobri que é um legume da família do melão (e muito parecido também) e está sendo produzido em alta escala no Rio Grande do Norte, no Vale do Assu.
Após o cozimento, a polpa fibrosa se solta em fiapos parecidos com espaguete fino, tendo um sabor semelhante ao da abóbora mesmo.
Ah, e hei que um dia encontro o Spaguetti Squash no meu supermercado!!
Uhuhuuuu....
Com ele na sacola, fui em busca de receitas....a maioria que encontrei eram com molhos....quase que da mesma forma de preparo de uma massa tradicional.
Como era a primeira vez que iriamos saboreá-lo, resolvi fazer da forma mais simples possível, a fim de perceber o sabor.
E sem receita à risca.....a sugestão ao Alho e Óleo agradou a corte!
Agora comprarei de novo para experimentar outras alternativas, pois além de gostoso, é menos calórico que a massa de trigo!!
Um espaguete Squash lavado, corado ao meio, sem as sementes, untado com azeite.
Coloquei numa assadeira voltado para baixo e assei até ficar macio e soltar as fibras (mais ou menos 1 hora). Numa próxima irei fazer no Microondas para ver como fica o resultado, além de diminuir o tempo do cozimento.
Numa frigideira com azeite, refoguei levemente alho picado e juntei a polpa do spaguetti já solto com um garfo.
Salguei, juntei cebolinha verde picada e servi na própria casca, conforme sugestão da Odete.

Gostei muito. Pena que ainda pouquíssimo divulgado e encontrado em São Paulo.


11 comentários:

  1. Tânia, não conhecia.. e vou te dizer, o aspecto ficou maravilhoso, hein?

    bjos, Glau

    ResponderExcluir
  2. Tania, também nunca tinha ouvido falar na spaghetti squash (qdo vi a foto, não sei pq, lembrei do meu buzanfão kkkkkkkkkkkkkkkkkk)!! O aspecto ficou divino, deve ser maravilhosa... experimentaria com todo prazer!!
    Bjãooooooooooooo!!

    ResponderExcluir
  3. Tânia, há um tempo atrás, quando eu ainda estava no Brasil, eu vi esse "melão" em um programa de televisão que agora não lembro o nome, e a receita era com molho á bolonhesa. Eu fiz, e ficou bem gostoso! Acredito que a sua receita também ficou, está linda. Dá uma olhadinha no meu blog, tem um presentinho pra você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Cá em Portugal, na região das Beiras, temos uma parecida, a gila, ou chila. Faz-se uma compota deliciosa com os fios. Juntamente com amêndoa ralada, serve para rechear doces, bolos, tortas doces...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. amiga..já havia visto em blogs...programas de tv..mas..numca enconteri em lugar algum..mesmo no ceagesp!!!achei interessante o aspecto...tem sabor de que?rsss..fiquei curiosissima..bjus

    ResponderExcluir
  6. Que delícia Tânia.....na falta do squash vou fazer um alho e óleo comum...só prá matar a vontade...mas vou procurar esse, parece delicioso.....

    ResponderExcluir
  7. Tania,

    que deliciaaaaa!
    Também nunca vi por aqui, essas coisas são exóticas para os paulistanos hehehe
    Flor, vou passar o meu celular para ti por email.
    Estamos pensando em encontrarmos as 10h30 para dar tempo de passear e almoçar na ferinha.
    Passeio bem paulista.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Adorei, adorei, adorei!

    nunca experimentei... vou sapear ...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que legal que gostaram. Ficou linda a apresentacao. Aqui em casa gostamos muito, por ter sabor suave aceita muitas variacoes. Aqui estamos em plena temporada.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Tânia, adorei como escolhestes preparar.Por aqui nao se acha sempre. E só vi dos pequenos.acho que na amérida do norte são mais comuns.

    ResponderExcluir