"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Bolo de Uvas Pretas


Receita da Vilma Caciaguerra, grande colaboradora do Cybercook e de diversas comunidades do Orkut.
Faça a receita de pão-ló-levíssimo (abaixo).
Lave um quilo de uvas pretas (variedade Isabel), tire os cabinhos e misture com açúcar e canela. Ponha a massa do bolo em uma assadeira untada e enfarinhada e sobre a massa, as uvas.
Polvilhe com mais açúcar e canela e leve a assar. As uvas quando cozinham desmancham, se transformando em uma geléia, fica di-vi-no!
Apesar da dica da Vilma salientar que este bolo não dá prá desenformar, eu consegui no meu. Como? Forrando a forma com papel manteiga e untando com manteiga.
Fica muito bom mesmo!


PÃO-DE-LÓ LEVÍSSIMO DA VILMA
Este pão-de-ló difere dos outros porque não tem gosto de ovo e possui uma textura tão suave e tão delicada que parece uma nuvem.
- 4 ovos separados
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chá de água fervente
Bata as claras em neve e reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos.
Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20-30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Junte então, o fermento em pó e as claras e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e leve a assar em forno pré-aquecido quente em forma untada e polvilhada com farinha de trigo.
Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio.
Desenforme morno.
Use como base para rocamboles, bolos de aniversário ou pavês.

10 comentários:

  1. Estas uvas quase derretidas devem ter ficado demais!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Esta foto está uma loucura!!!!!!
    Sua descrição então, fiquei doida para experimentar!
    Vou procurar pelas uvas - já é época??
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tania esse bolo deve ser bom mesmo. Acho que essas uvas aqui sao as Concord, que chegam junto com o Outono, ai vou fazer.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Laurinha
    Já é época sim....hoje comprei mais uns quilos para fazer suco de uva e geléia.

    Odete, não sei como as chamam por aí, mas são daquelas uvas bem escuras mesmo, usadas para geléias e sucos.

    ResponderExcluir
  5. amiga..êsse bolo deve ficar maravilhoso.o pão de ló da Vilma eu faço sempre!!! e é maravilhoso! êsse bolo tenho guardado a muitos anos..ficou lindo o seu..bjus

    ResponderExcluir
  6. Querida Wilma, deu saudades agora. Como ela é fera ,nao?! mas voce também arrasa amiga. Esta receita da Wilma nunca fiz. Agora aqui com o teu toque acho que vai sair.

    ResponderExcluir
  7. Gostei deste bolo. Só tenho uma dúvida, a água fervente não cozinha as gemas? Olha que estou desconfiada igual a mineiro em testar esta receita. :-S


    bjs

    ResponderExcluir
  8. Li...receitinha de guardar prá sempre, né miga?

    Valentina...não sabes o que estás perdendo...rs

    Cláudia..pode fazer sem medo....assim como no bolo trufado de abacaxi, eu também desconfiava que o negócio não ia dar certo...e deu e fica muito bom....pode acreditar.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Que lindo seu blog, tânia, já fiquei freguesa!

    Parabéns!

    ResponderExcluir