"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pasta de Tomate com Chilli







Ontem foi dia de compras na Zona Cerealista, em São Paulo e no Mercado da Cantareira. Para mim é uma terapia, pois me aventuro entre ervas e temperos, sementes e aromas. Gosto de ir durante a semana, pois aos finais, além de estar bem mais cheio de pessoas, algumas bancas e lojas fecham mais cedo.
E por mais vezes que eu vá, sempre acabo descobrindo ou redescobrindo coisas novas.
E em um dos corredores uma moça ofereceu em degustação alguns antepastos....muito bem preparados por sinal....mas o que me chamou a atenção foi uma pastinha de Tomate com Chilli. Como fã e apreciadora das pimentas e outras coisinhas picantes, adorei a sugestão, mas desaprovei o preço (R$14,00 – 100 gramas!).
Mas....a teimosa aqui não desiste.....tinha pronto na geladeira suco de tomate fresquinho, que rendeu bastante. Resolvi arriscar.

Refoguei em azeite uma cebola bem picadinha, 1 dente de alho e juntei cerca de 500 ml do suco de tomate. Deixei apurar até reduzir a um creme espesso. Juntei 2 colheres (sopa) de “Chilli Cancun” - uma mistura de temperos já pronta que é vendida também lá no mercadão – feita com pimenta, coentro, cominho e glutamato monossódico e talvez mais algum segredo que desconheço - e corrigi o sal. Deixei mais alguns minutos para incorporar o sabor, deixei esfriar e processei para que não ficasse pedacinhos de cebola.

Hummmm, ficou muito bom, bem picante mesmo......a sugestão é abrir um pão sírio, passar esta pastinha, cortar em 4 pedaços e levar ao forno para tostar....ou usar nos tacos mexicanos, no lanche, na torradinha.....

2 comentários:

  1. menina..que maravilha..amo essas coisas assim....você é uma danada..sempre fazendo experencias...muito boa essa..bjus

    ResponderExcluir