"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

V Feira Internacional de Gastronomia - Mistura 2012 - Lima - Peru


 
Não sou, não me considero e nem tenho a pretensão de ser uma expert em gastronomia, mas apenas uma curiosa que adora pesquisar sobre as cozinhas do mundo e arriscar várias receitas nas horas vagas. 

Amo sabores diferentes, curto a inovação e a criatividade em pratos tradicionais.
Entre a correria e os problemas do dia-a-dia surgiu uma oportunidade que me deixou muito feliz: A 5a. Edição da Feira Internacional de Gastronomia - Mistura 2012, que ocorreu de 7 à 16 de setembro em Lima, Peru. Fui como uma apaixonada pelos aromas e temperos, com sede de saber um pouco mais sobre pratos e ingredientes novos. E posso garantir que voltei mais feliz.

“Mistura” é a Feira de Gastronomia mais importante da América Latina, uma vez que o Peru está no rol das cozinhas mais significativas do mundo, pela diversidade de alimentos. Vou dizer que 10 dias são muito pouco para tantas descobertas gastronômicas e culturais, mesmo sendo esta a minha terceira visita ao Peru.

Este ano a ênfase da feira foi dada aos grãos tipicamente cultivados nos Andes, como a quinua, a kiwicha e cañihua (no Brasil apenas a quinua é bem conhecida. A kiwicha já se encontra, embora mais díficil de achar, com o nome de Amaranto, e se parece com um grão de quínua, porém bem mais miudinha). 

 
 Quinua

 
 
 

A quínua, por exemplo, que já absorvi e uso com bastante frequencia na minha cozinha, é considerada sagrada pelas culturas Inca e Asteca. 
Descobri desta vez que existem "apenas" 3000 (isso mesmo, três mil!) variedades de quínua. Na feira estavam a disposição 25 destas, de formas e cores diferentes.



"É qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Food and Agriculture Organization), é um dos alimentos mais completos que existe. Por possuir um extraordinário valor nutritivo, a quinua foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em viagens espaciais de longa duração." (Fonte).


Vou “tentar” mostrar um pouco de tudo que vi, mas recomendo que em algum momento da vida, façam este tour inesquecível pelas cozinhas "de la costa, sierra y selva" peruanas, com influencias das cozinhas chinesa, árabe, japonesa e africana e voltem encantados como eu voltei, e frustrada por não poder experimentar tudo o que gostaria (tá, tem algumas coisas que eu não gostaria de provar, como o gusano ou suri - larvas que fazem parte da cozinha da amazônia peruana, arghhhhh). Mas isso conto mais prá frente.
A feira acontece sempre no mês de Setembro.

A feira é organizada pela APEGA - Sociedade Peruana de Gastronomia e foi idealizada pelo mais importante e expressivo Chef peruano (e que virou meu ídolo por vários motivos!), Gastón Acurio. Gáston é orgulho nacional!  Falarei mais dele em outro post.

Esta edição foi montada num espaço gigantesco (cerca de 200.000 metros quadrados) chamado Campo de Marte, um grande parque gramado e arborizado. A impressão é que é uma grande festa que começa as 11 da manhã e se estende até as 11 da noite com shows de artistas locais. Organizados estavam mais de 54 restaurantes, 16 cozinhas rústicas e 75 quiosques.
 


 
 
Gente animada, de todas as classes sociais se integrando pacificamente em mesas e cadeiras comunitárias ou espalhados pelo gramado, ao som de bandas e bonecos caracterizados  que ora ou outra passavam animando o ambiente e mostrando parte da cultura peruana.
 
 
 

 

Este é o Rocoto (um tipo de pimenta), símbolo da Sociedade Peruana de Gastronomia - APEGA.
 
 

Os pratos variavam de 5 a 15 reais (convertidos). Para alguns, as filas eram imensas, mas pelo menos no dia que fui, nada estressante. Para pagamento, se carregava um cartão com um determinado crédito e ia usando. Ou cartão de crédito direto, nada de pegar em dinheiro.
Toda cadeia muito bem organizada, desde agricultores, chefs, cozinheiros, produtores rurais, padeiros, vendedores de comida de rua, indígenas, escolas de cozinha, barmans, confeiteiros, especialistas em café, restaurantes, enfim, uma diversidade riquíssima.
Os organizadores se preocuparam com o descarte de material. Tudo que foi utilizado foi devidamente reaproveitado, mostrando a preocupação ambiental.
 

O slogan da feira é  ¡Me gusta! . E eu gostei muito!!!

Preparo em uma das barracas-restaurante do mais famoso prato peruano, o Ceviche. Nada feito com antecedência, mas sim na hora que o freguês pedisse.




 



Tamales são como nossas pamonhas, porém, salgadas e recheadas com frango ou carne . Esta barraca inovou os sabores incluindo até a bebida nacional, o pisco sour, na confecção da iguaria.
O interessante é que encontrei no Gran Mercado tamales em lata (numa lata com 2 unidades).



Os peruanos tem uma forma bem original de fazerem seus assados. Um misto entre assar e defumar já que é feito num tambor (que eles chamam de cilindro) com madeiras em brasas ao fundo e uma grade onde penduram linguiças, frangos, leitões, patos......
O tambor é fechado por uma tampa com pequenos furos. 





Para se ter uma idéia de preço, a taxa do real para o nuevo sol estava R$ 1,00 = S/. 1,20.
 
As Tejas são doces tradicionais da localidade de Ica, que fica a mais ou menos 300 Km ao sul de Lima e são feitos originalmente a base de figo, laranja (ou toranja) e limão cozidos em calda de açúcar, recheados de doce de leite e nozes, cobertos com um fondant muito fino. Hoje há muitas variedades, inclusive cobertos com chocolate.

Tradicional e artesanal bebida gelada de Muyuchi, Ayacucho, feita a base de leite e amendoim.
O traje (huamanguina) é obrigatório.

 



As cozinhas rústicas foram os espaços mais concorridos pelos visitantes que buscaram as delícias feitas no campo, assados a lenha e pedras quentes.

O Chancho ao Palo (Porco no pau - traduzindo ao pé da letra) e Chancho ao Palo con Papas (um creme a base de batatas nativas e picantes). Delicioso!




Nos imensos caldeirões em fogões a lenha era cozido o creme de batata picante.






A foto não saiu aquelas coisas porque havia muita fumaça, mas aqui eram feitos os chicharrones de pato, mais um prato tradicional campesino. Seria algo como nosso torresminho.





Haviam ainda espaços específicos como o “Salón Del Pisco y Del Café”, o “Rincón Del Chocolate”, o “Rincón Del Pan” além de um “Gran Mercado” com os mais variados produtos agrícolas, o “El Bazar” com utensílios e apetrechos de cozinha e o "Gran Auditório". Mas isso será para o próximo post, porque este já ficou demasiado grande.





10 comentários:

  1. Ah, eu ia me esbaldar numa feira dessas...que máximo!!! Me vi lá...oh, dó! Genial, você está com uma cara de diversão total, puxa adoro isso, super, muito, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. amigaaaaa..que luxo essa materia..amei tudo que vi e li..parabens por tudo que nos fez conhecer!!!!...bjo..li

    ResponderExcluir
  3. Amei este post: bem escrito, mais pessoal e muito informativo! Aqui em minha cidade também "temos" um chef peruano que divulga bastante a culinária do país. Ja comi e até já fiz tamales e ceviches, rsrs. Mas gostaria muito de te provado as outras iguarias, rsrs.

    Beijo e obrigada por compartilhar esta rica e interessante experiência!

    ResponderExcluir
  4. bela aula! rica cultura! adorei a experiencia! obrigada por compartilhar a dica maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, que linda festa, e que linda você, toda feliz se divertindo, unindo o útil ao agradável.
    Adorei esta postagem, suas fotos estão lindas.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  6. Sensacional, adorei seu post amiga...muita informação e conhecimento, recheado de fotos lindas e reveladoras.
    Parabéns!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Querida Tânia, que post bacana, cultura pura!
    As fotos ficaram ótimas, belíssimo passeio!
    Grande beijo
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei "viajar" com vc, Tânia! Que delícia de passeio, literalmente!

    ResponderExcluir
  9. Tânia,
    Você bem sabe como adoro tudo isso!!!
    Minha filha me mandou um e-mail divulgando esse evento, com os seguintes dizeres: mãe, quando formos ao Peru, o ideal é nessa época. Acho que você vai gostar disso!
    Fui à uma aula de culinária peruana, lembra? Tem muita coisa boa e a gente sempre aprendendo mais e mais.
    Você me deixou com vontade de conhecê-la cada vez mais. Quando será, amiga?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Taninha, fabulosa narrativa. Suscinta e bem informativa. 3 visitas ao Peru já no bolso vai te dando imenso conhecimento. Tô adorando. O aspecto ecológico é fantástico, e o fato de ser inclusivo também. Gostei muito desta forma de assar a carne. Deve ficar suculenta, não?! Fiquei encantada com a 'banda' que a primeira vista parece

    ResponderExcluir