"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bolo de Aniversário Especial - Chocolate, Brigadeiro e Morangos

http://zakuskas.blogspot.com
Mais um bolo delicioso feito por indicação da querida Marly, do Blog Saboreando a Vida!
A ocasião especial, o aniversário da minha amada maninha, merecia a combinação de chocolate, brigadeiro, chantily e morangos. E vou contar que foi um dos bolos mais deliciosos que já fiz. Tanto que peço desculpas mas não deu tempo de fotografar uma fatia.



http://zakuskas.blogspot.com

 A receita, com texto da Marly e as pequenas alterações que fiz.

 Bolo Nega Maluca Vapt Vupt
(sem batedeira)

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó (usei cacau em pó)
1 xícara (chá) de água fervente ou café pronto forte (é só acrescentar 1/2 colher de chá de café instantâneo ao café já preparado)
3/4 xícara (chá) rasa de óleo de cozinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos grandes
gotas de essência de baunilha

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 30 cm de diâmetro, ou uma retangular de tamanho médio. Ligue o forno na temperatura média, 180ºC.
Numa tigela, misture o óleo, os ovos a farinha, o açúcar, o chocolate, o sal e o fermento. Ferva a água ou o café)  e jogue sobre a mistura, mexendo bem. Ponha a massa na forma reservada e leve-a ao forno por 30/40 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.


 
Brigadeiro para Recheio
(na minha versão, dobrei a receita do brigadeiro e fiz duas camadas de recheio)
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 xícara de leite


Numa tigelinha, dissolva o chocolate em pó no leite. Numa panela, de fundo grosso, junte esta mistura aos demais ingredientes e leve tudo ao fogo. Cozinhe, mexendo sempre até começar a borbulhar, nas bordas da mistura. A partir das borbulhas, sem parar de mexer, conte dois minutos. Está pronto! Deixe que esfrie antes de usar.
 
Nota: Para um bolo simples eu uso duas caixas de morangos: uma no recheio e outra no topo do bolo. Os morangos têm de ser previamente desfolhados, lavados e postos para secar numa peneira.
(Eu usei 4 caixas de morangos, uma vez que tinha uma camada a mais de recheio)
 
 
Ganache de chocolate
300g de chocolate meio amargo (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)
1 caixinha de creme de leite (200g)

Misture os ingredientes e leve-os ao microondas (ou ao banho-maria) até que o chocolate derreta completamente. Leve a mistura à geladeira, para esfriar (e engrossar um pouco; demora, no mínimo, 1 hora). Bata a mistura na batedeira até que ela comece a clarear e então empregue. Se o ganache ficar duro demais, volte a amolecê-lo acrescentando à mistura algumas gotas de leite fervido e quente (cuidado, são só algumas gotas!).
 
Chantilly
3 xícaras (chá) de creme de leite fresco geladíssimo
4 colheres (sopa) de açúcar  (ou 6, rasas, se preferir mais doce)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
 
Uns dez minutos antes de começar a trabalhar, coloque a tigela da batedeira e o batedor no congelador, para que esfriem também, pois isto ajuda a produzir um chantilly mais estável. No momento do preparo, ponha o creme na tigela da batedeira e bata em velocidade média até começar a encorpar, acrescente o açúcar, aos poucos, e a essência. Bata até ficar firme, mas não bata demais, pois o creme pode virar manteiga, rsrs.
 
Montagem

Divida o bolo ao meio (eu dividi em 3 partes). Ponha a parte debaixo na forma em que o bolo assou, previamente forrada com papel alumínio ou filme plástico. Espalhe o brigadeiro sobre o bolo e distribua metade dos morangos, já higienizados, sobre o brigadeiro. Ponha a outra metade do bolo sobre os morangos e cubra tudo com filme plástico. Ponha outra forma, do mesmo tamanho, que a anterior sobre o bolo (com o fundo aderido ao filme plástico e a cavidade para cima). Ponha um peso de uns 3 kg dentro da forma (exemplo, sacos de cereais, farinha etc.) Este peso vai fazer com que o bolo seja comprimido e fique alinhado (retinho!). Deixe que o bolo descanse umas 3 horas, na geladeira. Uns quarenta minutos antes de cobri-lo com o ganache, tire o bolo da geladeira, para que ele volte à temperatura ambiente.  Prepare o ganache e espalhe-o em todo o bolo (laterais e topo).  Então aplique o chantilly no topo, com saco de confeitar e bico pitanga médio. Espalhe alguns morangos sobre o chantilly.

Nota: Este bolo pode ser mantido dentro da geladeira até a hora em que será servido.

 

Obrigada, Marly, mais uma vez! Esse bolo é campeão!

8 comentários:

  1. Qué pastel tan bonito y rico.
    Felicidades a tu hermana.
    Besos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Tânia quando vi esse bolo na Marly já babei, agora vendo aqui, é um sinal de que preciso fazer hehe. Ficou lindissimo, parabéns a sua irmã, muitas felicidades, harmonia, paz, saúde e alegrias ao seu lado e dos seus familiares. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Wow!!!!! que buena tarta con tanta fresa, me encanta!!!!!! por aquí ya no queda y si la encuentras sale un pelín cara me imagino por estar ya fuera de temporada, que maravilla!!!!

    ResponderExcluir
  4. que bolo lindo...parabens a aniversariante..e a você por ter feito..bjo amiga...li

    ResponderExcluir
  5. Divino demais da conta, Tânia! E vindo da Marly, não tem mesmo erro, não é mesmo? Mande meus votos de um feliz aniversário pra mana, ok?

    ResponderExcluir
  6. Também adorei seu blog Tânia!!! Quantas delícias!!!!

    Paula

    ResponderExcluir
  7. Vixi ficou lindão imagino o sabor de brigadeiro com morangos aiaiaiaiaiai
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir