"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Festa da Linguiça de Bragança Paulista

Estive em Bragança Paulista esta semana e para uma curiosa em assuntos gastronomicos, aproveitei para visitar alguns dos 12 fabricantes da "Terra da Linguiça".
Bragança fica próximo a Capital, cerca de 90 quilometros, mas o tempo de viagem costuma ser maior devido ao caminho ser um tanto quanto complicado pela quantidade de caminhões que fazem o trajeto São Paulo - Minas pela Rodovia Fernão Dias.
A história da famosa receita feita com pernil cuidadosamente temperado e trabalhado artesanalmente começou no século passado com os colonizadores italianos.
Hoje existem várias versões da linguiça além da tradicional: com pimenta, com alho, com ervas, com queijo provolone, com vinho, com azeitonas, de frango, curada, defumada e o delicioso hamburguer de linguiça prensada......enfim, para todos os gostos.

Eu sugiro uma ida ao Estádio do Bragantino, na lanchonete de um dos fabricantes, com vista para o campo. É imperdível e com um pouco de sorte, poderá ver o treino dos jogadores. 
Eu adorei o lanchinho de calabresa com queijo e vinagrete.


Mas o intuito principal desta postagem é avisar sobre a 2a. Festa da Linguiça que vai acontecer neste final de semana (25 e 26 de agosto de 2012) em Bragança Paulista.
Durante estes dois dias, seis barracas vão oferecer variações com o ingrediente mais famoso da cidade.
Além disso, há uma extensa programação que poder ser conferida neste site.








11 comentários:

  1. Tania, vc traz gemas aqui. Pena que estou muito longe para conferir este evento. Vais voltar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou voltar, Valentina. Acho que tem muita coisa ainda para se descobrir em Bragança :) Beijinhos!

      Excluir
  2. Tânia... eu literalmente babei aqui em cima do teclado. As linguiças artesanais são maravilhosas! Me lembrou um hamburguer (que nunca mais comi igual!) que tinha numa lanchonete la no Ibirapuera na época que morei em São Paulo há milênios atrás. Era fantástico, feito com uma linguiça calabresa deliciosa, que só podia ser artesanal. Ah que saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, não sei o gosto deste que você comeu há muitos anos, mas o hamburguer de calabresa (que na verdade é uma linguiça tradicional prensada em forma retangular) é simplesmente maravilhosa. Me surpreendeu. Beijinhos.

      Excluir
  3. Tânia querida que delicia essas festas, adoro linguiça e eu com certeza iria me acabar nas barracas. Essas linguiças artesanais geralmente são deliciosas, na certa vc vai voltar lá pois a experiência valeu a pena, no aprendizado e paladar. Essa primeira foto está absurdamente apetitosa hehe. Bjinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Tania!
    Que sanduíche, menina!
    Esse eu comia com prazer, hahaha...

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  5. Me encantaría estar por allá.
    Besinhos y buen fin de semana,
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tânia,

    Estive com problemas no meu PC, nos últimos dias, e agora estou testando
    a reformatação realizada ontem, rsrs.
    Que sanduíche mais apetitoso! meu marido fica babando, quando vê algo assim,
    rsrs. Gostei das informãções sobe Bragança Paulista, eu não sabia que essa é
    a terra da linguiça. Também ainda não comi linguiça com provolene nem com azeitonas, mas vou querer provar, claro, rsrs.
    Adorei também a focaccia do post anterior, vou já copiar a receita, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Você é "festeira" como eu. Adoro visitar festas, feiras e todo tipo de evento envolvendo gastronomia.
    Esse sanduíche está uma tentação!
    Bom finalzinho de domingo pra você e passe lá no Naco Zinha pra comemorar comigo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Amiga...quando vi a programação da festa fiquei muito tentada, agora mais ainda já que não se precisa ir na festa...bem legal encontrar uma lanchonete assim no estádio.
    A fotinho do lanche é tentadora!
    Bjuss!!

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga, olha bem, já passei tanto por Bragança vindo de BH p/ Sampa, e nunca me dei conta desse fato...imperdível por sinal...isso é que é um senhor sanduba...rsss...preciso prestar mais atenção nas coisas...rsss

    Amei a dica!

    ResponderExcluir