"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bacalhau à Zé do Pipo


Mais uma receita com os créditos ao Cláudio, meu cunhado....
Com uma modificação da receita original, o toque brasileiro do Catupiry por cima, apenas para ficar mais "especial" e "gostoso".
Podem acreditar que esse toque foi certeiro. O bacalhau ficou show. 

600 grs. de bacalhau dessalgado (postas sem pele nem espinhas)
2 cebolas médias picadas
750 ml de leite
4 colheres de sopa de azeite
250 grs. de maionese
750 grs. de purê de batatas (feito com manteiga, leite** e sal)
4 colheres de sopa de queijo parmesão
azeitonas pretas sem caroços para a decoração
salsinha picada para decorar
250 grs de requeijão firme, tipo catupiry, em bisnaga.
** Use parte do leite que foi usado para cozinhar o bacalhau
 
Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver junte o bacalhau e cozinhe até ficar macio. Escorra, desfie e lascas grandes e reserve.
Numa frigideira, leve o azeite e a cebola ao fogo, até a cebola ficar transparente.
Coloque num refratário uma camada de purê de batatas, espalhe por cima o bacalhau, a cebola e cubra com maionese, repita a operação ate completar a travessa, finalize espalhando o queijo ralado, o catupiry  e as azeitonas.
Leve no forno bem quente até gratinar, enfeite com salsinha e sirva.






16 comentários:

  1. Delicioso. Me gusta todo con bacalao y papas.
    Beso,
    Vero

    ResponderExcluir
  2. Menina:
    Não dá prá duvidar de que ele não ficou bom com o catupiry, pois o prato está com uma cara ma-ra-vi-lho-sa!!!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  3. menina..quem tem cunhado chef deve ser um luxo só..êsse bacalhau diz tudo..maravilha de receita!!!bjo grande e otimo findi

    ResponderExcluir
  4. Oi Tânia, a autoria pode ser do seu cunhado, mas é a sua por um preparo tão, mais tão bonito. Com uma aparência muito bonita e um recheio completamente irresistível. Meus parabéns. Não canso de olhar para essa foto. =)

    ResponderExcluir
  5. Qué aspecto más bueno tiene, tu cuñado si que sabe!
    Besos.

    ResponderExcluir
  6. Un buenolato, me ha gustado y con el bacalao exauisito.....

    ResponderExcluir
  7. Não faz isso comigo, Tânia! Tenho uma queda por bacalhau, que não posso ver uma receitinha com essa maravilha, que já tenho vontade de fazer. E a sua ficou com uma carinha ótima!
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Nãããããão! Pára Tudo!

    Que coisa linda e certamente gostosa... me hipnotizou estas imagens...

    bjks e bom findi.

    ResponderExcluir
  9. Una receta estupenda, se ve deliciosa.
    besos

    ResponderExcluir
  10. Bacalhau é uma tentação pra mim, gosto dele em todas a versões, o seu está divino!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tânia nunca fiz essa receita, mas eu adoro Bacalhau a Zé do Pipo, já provei muitos, pois amo bacalhau e essa é uma das receitas preferidas, mas nunca provei com o toque de catupiry, com certeza foi certeiro mesmo. Ótima idéia do seu cunhado. Ficou com um visual lindo. Bjos, excelente domingo

    ResponderExcluir
  12. Muy buena tu receta. Me encanta el bacalao.
    Me quedo como seguidora de tu blog.
    Te invito a pasarte por el mio.
    http://anyolcocina.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  13. que delícia! Fiquei morrendo de vontade!

    ResponderExcluir
  14. Aqui está de sair com água na boca. lindo prato

    ResponderExcluir
  15. Hum...delícia...Já fiz e ficou divino...

    ResponderExcluir
  16. Hum...delícia...Já fiz e ficou divino...

    ResponderExcluir