"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

Mostrando postagens com marcador Zakuskas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Zakuskas. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Rolinhos de Abobrinha com Tomates Secos


A inspiração para fazer estes rolinhos veio da Márcia Rosa, do Blog e Restaurante  "A Casinha", de quem já falei nesse post.
A receita dela é diferente, mas não posso negar que  para fazer estes rolinhos ela foi a minha guia. Mais uma vez, obrigada, mestra!

1 kg de abobrinhas tipo italiana, bem retas e durinhas (prefira as médias)
1 litro de água fervente + 1 xícara de vinagre + 2 colheres de sopa rasas de sal

Lave as abobrinhas, corte as pontas e fatie num mandolim. As fatias tem que ser finas.
Coloque as fatias num bowl e jogue por cima a água fervente com o vinagre e o sal. Aguarde 5 minutos e passe por água fria. Deixe escorrer bem.

Coloque um tomate seco na ponta de cada fatia e enrole. Vá colocando numa travessa de servir ou num pote que dê para fechar hermeticamente se quiser fazer com antecedência.


Fiz um temperinho com azeite, aceto balsâmico, sal, e cebolinha verde desidratada. Distribui por cima dos rolinhos e servi assim, numa travessa com cubos de queijo e azeitonas, para zakuskar enquanto bebericamos um vinho....


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mini Tomates Recheados com Provolone e Manjericão


Simples com efeito visual lindo.....
 
- Tomatinhos cereja (ou outra variedade desde que sejam mini-tomates)
- Queijo tipo provolone ralado
- Requeijão cremoso para dar liga
- Azeite Extra-Virgem
- Folhas de Manjericão fresco


Lave os tomatinhos, seque e corte uma "tampinha". Com uma colher pequena retire as sementes e mantenha-os virados para baixo a fim de escorrer o líquido que contém.
Num processador coloque o provolone, umas colheradas de requeijão e processe até ficar um creme homogêneo. Tempere com o azeite. 
Coloque a mistura num saquinho plástico próprio para alimentos e leve a geladeira para que firme bem. Corte a pontinha do saquinho e recheie os tomatinhos.

Acomode-os numa bandeja com sal grosso e pimenta rosa (essa idéia do sal grosso com a pimenta é da Márcia Rosa!), coloque uma folhinha de manjericão por cima e mantenha na geladeira até a hora de servir.


Variações: Queijo tipo gorgonzola ao invés de provolone, acrescentar filés de aliche, nozes, azeitonas picadinhas, alcaparras......a combinação e a criatividade não tem limites......

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Patê de Pimentão Vermelho e Nozes - Muhanmara

 


Receita tradicional na Síria, mas popular também no Líbano e na Turquia.



3 pimentões vermelhos (escolha os mais pesados)
2 dentes de alho
1/2 xícara de nozes (se quise um gosto mais acentuado, use 1 xícara)
2 fatias de pão   (forma)
2 colheres de sopa de suco de limão
Azeite q.b.
1 colher de sopa de melado de romã
Sal e pimenta à gosto.



Colocar os pimentões numa assadeira e levar ao forno até ficarem com a casca escura e a pele começar a se soltar. Retire as peles, as sementes. Pique o pimentão e reserve.
Frite o alho em azeite, junte os pimentões e refogue.
Bata no liquidificador ou processador os pimentões refogados, o melado de romã, o suco de limão, o pão. Se necessário, junte mais azeite para dar liga. Quando estiver bem homogeneo, junte as nozes e pulse para que ainda fiquem pedacinhos perceptíveis.
Corrija o sal, coloque algumas gotinhas de pimenta e leve para gelar antes de servir com pão sírio.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Focaccia Oliva de Semolina

 
 
Com certeza mais uma receita para guardar nas minhas favoritas.
Casquinha crocante, miolo bem fofinho, sabor e aroma de azeite, alho e azeitonas delicioso, excelente para acompanhar aquela reuniãozinha com amigos, com alguns antepastos, queijos e um bom vinho.
Descobri que usando também a semolina nas minhas focaccias, a textura fica do jeito que gosto, sem contar que o sabor que ela confere é todo especial.

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de semolina de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1/3 de xícara de azeite de oliva
1 xícara de leite morno
1 colher de sopa de fermento biológico seco

Cobertura
Azeite, Azeitonas Verdes sem caroço em rodelas, alho fresco picadinho, flor de sal ou sal grosso.

Coloquei todos os ingredientes da massa na MFP na função sovar. Deixei levedar por uns 40 minutos e depois abri com as mãos mesmo numa assadeira untada com azeite e polvilhada com semolina de trigo (Esta focaccia gosto mais baixinha).
Espalhei por cima as azeitonas e o alho picadinho bem miudinho. Deixe crescer novamente e levei ao forno bem quente até dourar.
Retirei do forno, deixei esfriar um pouco e salpiquei flor de sal e mais um pouco de azeite......

 

Depois foi só ajoelhar e comer.....

terça-feira, 8 de junho de 2010

Patê de Pimentas




Uma zakuska boa para acompanhar uma dose de vodka gelada, no mais fiel estilo russo....ou para espantar o frio.....



200 g de pimenta dedo-de-moça
200 g de pimenta de cheiro sem sementes (ou qualquer outra que não seja tão ardida - cambuci, americana)
1 xícara de vinagre comum
1 xícara de água
1 cebola grande
6 dentes de alho grandes
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 colher de sopa de açúcar
1/4 de xícara de vinagre de maçãs
1 lata de polpa de tomate
sal

Em primeiro lugar, COLOQUE LUVAS.
Lave as pimentas, corte-as ao meio e tire as sementes. Coloque numa panela junto com o vinagre comum e a água e leve ao fogo até ferver. Desligue e escorra a água. Reserve.
Numa frigideira frite em azeite o alho, a cebola e os pimentões, todos picados, até que fiquem bem sequinhos. Coloque num liquidificador junto com as pimentas e triture. Acrescente o açúcar, o sal, a polpa de tomate.
Coloque em vidros e conserve na geladeira, com um fio de azeite por cima.
Eu sirvo este patê com pães, torradinhas, em canapés, na mesa de queijos e frios ou como acompanhamento de assados....
Com o passar dos dias ele fica mais gostoso.


sábado, 22 de maio de 2010

Mini-Berinjela Seca (Antepasto)


As berinjelas estão em plena safra e preços ótimos!
Comprei no Ceagesp mini-berinjelas para conserva a R$ 1,50 o quilo. Normalmente as preparo recheadas com nozes, azeite e alho, uma conserva que aprendi há muitos anos, e duram por até um ano (quanto mais fica curtindo, melhor fica).
Mas como é trabalhosa de preparar e meu tempo para cozinha continua limitado, usei-as para fazer uma receita que minha mãe faz e fica divina para acompanhar um pão italiano ou mesmo com o bom arroz e feijão.

A diferença de fazer com mini-berinjelas é que fica um antepasto mais delicado. Pode-se fazer com berinjelas de tamanho normal, mas aí é preciso deixar as fatias bem distribuidas na assadeira, senão elas cozinham e não secam.

1 Kg de mini-berinjelas
vinagre e sal 
óleo para untar
3 dentes de alho (cru) amassados
azeite extra-virgem
pimenta calabresa seca (opcional)

Lave e corte as berinjelinhas com casca em fatias de aproximadamente 15 mm e vá deixando de molho numa tigela com água, sal e vinagre (a proporção que uso é 1 litro de água, 1 colher se sopa bem cheia de sal e 200 ml de vinagre).
Deixe-as de molho aproximadamente 1 hora e escorra a água, sem lavar.
Deixe no escorredor por algumas horas até que fique livre da água, ou seque com papel toalha.
Coloque numa assadeira (uso de teflon) uma parte das fatias, jogue um fio de óleo por cima, misture bem de forma que não fiquem muito uma sobre as outras e leve ao forno médio, mexendo sempre, até que elas fiquem desidratadas, douradas e inteirinhas.
Coloque numa tigela e junte o alho fresco amassado, a pimenta seca (se desejar) e muito azeite. Não uso mais sal porque ela já absorveu o sal enquanto ficou de molho. Mas prove e verifique se precisa corrigir.
Coloque em vidros, complete com azeite e espere uns dois dias antes de consumir.
Fica maravilhosa!



terça-feira, 27 de abril de 2010

Mousse de Tomate Seco com Ricota (Light)


1 envelope de gelatina em pó sem sabor dissolvida em ½ xícara (chá) de água fria
250 g de ricota de boa qualidade
250 g de maionese light
3/4 xícara (chá) de tomate seco escorrido
sal, se necessário
tomilho fresco para decorar
tomates secos escorridos e cortados em tiras e ou/picados para decorar

Dissolva a gelatina já hidratada em banho-maria ou no microondas.

Bata no liquidificador com o restante dos ingredientes e coloque em uma fôrma de pudim pequena untada com azeite, (ou forma de bolo inglês, ou forminhas de empada, muffins (se tiver forminhas em forma de estrelas ou outras decorativas, fica também bem legal.
Leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

Desenforme, decore com tomate seco e tomilho e sirva com torradinhas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Empanadas


As Empanadas são originárias da Argentina, Uruguai e Chile, com massinha fina e crocante, sendo a mais tradicional recheada com carne e temperos picantes. E como sou do time dos picantes, amo empanadas, claro.
A diferença da empanada para as Saltenhas Bolivianas, é que estas últimas tem mais "caldo" em seu recheio (difíceis de fazerem em casa sem forno elétrico) pois normalmente "estouram" e deixam vazar todo recheio.
Eu estava há tempos para comer boas empanadas feitas em casa....
Ontem me aventurei e não me arrependi.....a massa ficou ótima, o recheio divino, enfim.....o conjunto foi aprovadíssimo!
A receita foi adaptada do site   Mais Você.


Recheio: 
- 1/2 kg de cebola cortada em tiras (usei picadas grosseiramente)
- 50 g de manteiga sem sal (usei azeite)
- 500 g de alcatra picada na ponta da faca (limpa e sem gordura)
- 1 tablete de caldo de carne esfarelado
- temperos a gosto (pimenta calabresa, cominho, páprica picante, sal)
- 1 xícara (chá) de azeitona verde picada
- 1/2 xícara (chá) de uva passa preta sem semente
- cebolinha verde picada a gosto
- 4 ovos cozidos e picados (não usei)
 
Doure a cebola no azeite. Junte a alcatra picada e refogue bem. 
Acrescente o tablete de caldo de carne esfarelado e os temperos a
gosto. Misture muito bem e cozinhe, em fogo alto, por +/- 5 minutos ou
até secar. 
Junte a azeitona verde picada , a uva passa  e a cebolinha verde. Deixe
esfriar. Junte os ovos cozidos picados e misture bem. Reserve.
 
Massa: 
- 500 g de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de sal fino
- 100 g de margarina para folhado
- 180 ml de água morna
- farinha de trigo para polvilhar

Numa tigela coloque a farinha, o sal e a margarina,  misturando bem até conseguir uma "farofa"Junte a água morna aos poucos, até obter uma massa lisa. 
Abra a massa com um rolo, até a espessura de +/- 2 mm  e corte discos com um cortador.

Coloque uma colher (sopa) do recheio no centro de cada disco.
Umedeça a borda do disco com água e feche como um pastel. 
Dobre as bordas formando pregas. 

Coloque em assadeira (não precisou untar). Pincele as empanadas com gema e asse em forno pré-aquecido até dourar.
Esta receita rendeu 35 empanadas pequenas....

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Requeijão Cremoso Caseiro



Conforme eu havia prometido, a receita de Requeijão Caseiro, passada pela Vera, querida amiga desde os tempos de Cybercook, do Blog Bolos da Tia.
Bom ter esta receita à mão, pois nem sempre temos o requeijão industrializado para uma receita de última hora.


Requeijão Cremoso Caseiro

300g de queijo mussarela (prefiro) ou prato
100g de manteiga ou margarina de boa qualidade (70% de lipídios)
250ml de leite fervente   



Bata tudo no liquidificador. Coloque num pote e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Se achar que ficou muito consistente (dependendo do queijo), pode acrescentar mais um pouco de leite.   




E usando as palavras de minha Bahiana do coração, é a melhor receita que já fiz de requeijão caseiro.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Casquinhas de Bacalhau com Requeijão e...Voltei!


Muitos estão me perguntando porque minhas férias são tããããooo longas, estou "sumida" e o Zakuskas tão abandonadinho...
Bem, não estava "ainda" em férias....e meu ano não começou só depois do Carnaval, foi apenas uma coincidência.
Meu ano realmente começou em Janeiro, com muito trabalho e novas perspectivas de trabalho, enfim...na correria mesmo.
Já deveria ter voltado à minha cozinha antes, mas outros contratempos exigiram uma pausa forçada das "máquinas".
Para estrear 2010, posto uma casquinha de bacalhau com requeijão que fiz para receber alguns amigos-cobaias que há tempo não apareciam por aqui.
Usei "casquinhas"  descartáveis, de um tipo de plástico atóxico.
O único inconveniente destas casquinhas artificiais é que tem que ser aquecidas obrigatoriamente em microondas.


300 gramas de bacalhau demolhado, cozido e desfiado, sem pele e sem espinhas
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picadinho
4 colheres de sopa de azeite
salsa e cebolinha (opcional)
azeitonas pretas
pimenta do reino e sal se necessário
requeijão cremoso *

* Na ocasião fiz um requeijão caseiro que aprendi com minha querida Vera (Bolos da Tia). O resultado é muito bom! O próximo post deixo a receita dela.


No azeite frite o alho e a cebola. Junte o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos.Acrescente a salsa e/ou cebolinha picadinha, pimenta do reino. 


Disponha nas casquinhas de vieira (naturais ou não) uma colher de requeijão. Por cima o bacalhau refogado e cubra com mais requeijão. Uma azeitona por cima e leve ao microondas (ou forno) apenas para aquecer.


Requintado, delicioso e extremamente simples de fazer. O requeijão quando aquecido, se mistura ao bacalhau e fica divino....


Aproveito para agradecer a todos os comentários.  A rotina continua corrida, mas aos poucos vou colocando tudo em dia, inclusive as minhas visitas!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sardela Amarela e Sardela Tradicional


Eu tinha visto uma vez uma receita de Sardela amarela no site da Nestlé. Gostei da novidade  e resolvi adaptar a receita a minha forma de fazer a Sardela Tradicional, mas sem pimenta, atendendo aos que não curtem os ardidinhos.
Ficou ótima e diferente!

3 pimentões amarelos grandes (pesados!)
3 dentes de alho
1 lata de filé de sardinha em óleo
50 g de aliche ou filé de sardinha anchovada

Use o próprio óleo da sardinha para refogar o alho e os pimentões limpos, sem sementes e picados, até que fiquem bem cozidos. Bata num processador ou liquidificador com a sardinha e o aliche. Não precisa colocar mais sal.



Sardela Tradicional (SEM TOMATE!!!)

Da mesma forma que a sardela amarela, substituindo o pimentão amarelo por bem vermelhos e pesados  - porém, coloco um tantinho de pimenta dedo de moça ou molho de pimenta.


Pode-se congelar por até 3 meses (é o que fiz para já levar meus antepastos para as férias!). Fica ótimo.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Antepasto de Pimentas


Não é todo mundo que gosta de picantes....mas para quem gosta, este antepasto é bom de qualquer jeito.....para companhar carnes, massas......fica delicioso.....eu como até com torradinhas!!!

100 g de pimentas dedo-de-moça
150 g de azeitonas verdes sem caroços (uso recheadas com pimentão)
2 colheres de sopa bem cheias de vinagrete desidratado
3 colheres de sopa de alcaparras
1/2 xícara de vinagre de arroz
1/2 xícara de azeite

1 xícara de viangre comum ou agrin + 1 xícara de água para escaldar as pimentas.

Com as mãos protegidas por luvas, abra as pimentas ao meio e retire as sementes. Lave e coloque numa panela com 1 xícara de vinagre comum (ou agrin) e 1 xícara de água. Leve ao fogo e assim que levantar fervura deixe 2 ou 3  minutos e escorra bem.
Pique a pimenta  e coloque num vidro com as azeitonas em fatias, as alcaparras, o vinagrete, o azeite e o vinagre. Misture bem e deixe repousar uns 2 ou 3 dias antes de consumir. Não fica uma pimenta muito ardida, fica saborosa (eu pelo menos adoro!).

Gostamos tanto desta "invenção" que fiz novamente, numa quantidade bem maior.


Comprei vidros, lavei, esterilizei e coloquei o antepasto, completando com azeite e vinagre de arroz.
 
Fiz a pasteurização para que tivessem uma duração maior. Neste caso, o antepasto não precisa repousar alguns dias antes de colocar nos potes. Para pasteurizar, rosqueie muito bem as tampas nos vidros, que devem estar com a boca limpa (os vidros podem ser reutilizáveis, mas as tampas (de metal!) tem que ser novas). Coloque numa panela com água, de cabeça para baixo,  de modo que a água cubra os vidros totalmente. Tem gente que coloca um pano, um guardanapo no fundo da panela para evitar que os vidros se quebrem. Eu nunca usei e nunca tive vidros quebrados. Após ferver, deixe em fogo baixo por 30 minutos. Desligue e deixe esfriar na própria água. Faço sempre conservas desta forma, que duram até 1 ano sem refrigeração (depois de abertas devem ser colocadas na geladeira!!).

Depois de frios e secos, amarrei uma fitinha.....para presentear meus amigos queridos que partilham do mesmo gosto por picantes que eu...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Peperonata em duas versões




Peperonata é mais um antepasto italiano, que pode ser usado tanto para comer sobre uma torradinha ou pão italiano, ou ainda como opção em receitas de massas,  na cobertura de pizza, saladas ou outras preparações.
Uma dica para escolher bons pimentões para se tirar a pele, é escolher os mais pesados, com as "paredes" mais grossas.

Para tirar a pele, lavo-os bem, seco e coloco numa assadeira. Levo ao forno pré-aquecido, bem quente mesmo, e deixo assarem, virando sempre. Quando perceber que a pele está soltando, retiro, coloco num saco plástico (ainda quente) e amarro. Quando esfriar retiro as peles, fica bem fácil assim.

As duas versões....

Básica
3 pimentões vermelhos
3 pimentões amarelos
2 ou 3 dentes de alho fatiados
azeite extra virgem
sal

Depois de tirar a pele e as sementes, corto os pimentões em tirinhas, todas do mesmo tamanho. Tempero com sal, alho e azeite. Coloco num vidro e conservo na geladeira.


Outra versão

3 pimentões vermelhos
3 pimentões amarelos
1/2 xícara de azeite
1 colher de sobremesa de açúcar
1/2 xícara de aceto balsâmico
3 dentes de alho fatiados
orégano
manjericão fresco
sal

Depois que retirar a pele dos pimentões, corte em quadradinhos e reserve.
Coloque o azeite numa frigideira e doure levemente o alho, junte o açúcar, o aceto e os pimentões.
Salgue e junte o orégano e o manjericão picado.  Deixe mais 1 minuto e desligue. Espere esfriar e sirva.


Duram na geladeira até 1 semana.
Algumas pessoas usam ainda o pimentão verde, eu não gosto. Acho o sabor dele muito acentuado. Prefiro misturar o vermelho com verde para dar um colorido ou apenas o vermelho.

Aproveitei para fazer algumas mini-pizzas de peperonata e mussarela para zakuskar com um vinhozinho....ficaram divinas!!



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Canapés de Damasco com Cream Cheese e Presunto Parma




Final de Ano chegando.......mil eventos acontecendo......e aí mais uma opção para receber bem e fazer bonito....(pelo menos no evento em que servi surpreendeu e agradou!)

20 damascos doces secos
+- 1/2 pote de cream cheese
100 g de presunto tipo parma fatiado

Se os damascos estiverem muito secos, deixe de molho em água fresca por alguns minutos e seque bem com um papel absorvente.

Corte-os ao meio, separando as metades sem machucar as partes e reserve.
Reserve 2 ou 3 fatias do presunto e corte em pedaços para a decoração. Reserve.
O restante processe ou pique bem miudinho, misture com o cream cheese e com auxílio de uma colher de café coloque um pouco sobre cada metade de damasco (eu tentei usar a manga de confeitar mas não deu certo porque quando processei o presunto, se formaram "fios" que não permitiram que o creme deslizasse pela manga).
Decore com um pedacinho de presunto e leve à geladeira até o momento de servir.
Rende 40 canapés....



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rolinhos de Shimeji em Massa Filo Assados



Eu gostaria que estes rolinhos fossem fritos, no mais fiel estilo "Rolinhos Primavera de Shimeji - e nada impede que sejam assim!), mas como a lei que vigora atualmente neste Reino é o corte às frituras, a opção foi assado.
Poderão ver até pelas fotos que ficou bem diferente do tradicional em relação à cor. Mas o sabor não deixou a desejar (talvez eu devesse deixar assar um pouco mais - farei isso na próxima).

Recheio


200 g de cogumelos Shimeji (usei branco)
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picadinha
200 g de requeijão firme (tipo catupiry) ou cream cheese
Sal e Pimenta do Reino à gosto

Refogue a cebola e o alho na manteiga. Junte os cogumelos (lavados, escorridos e picados), sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais ou menos 3 minutos. Junte o requeijão e espere esfriar antes de usar.

1 rolo de massa filo

Abra a massa e trabalhe rapidamente (elas ressecam facilmente e se isso acontecer fica difícil manusear).
Na marca que comprei (Arosa) dividi cada lâmina ao meio. Pincelei azeite, dispus uma colher caprichada do recheio já frio e enrolei. Pincelei a massa externamente também com azeite e levei ao forno até dourar.
Ficou bem crocante depois de assados.

Se a opção for fritar, pincele por dentro com clara (assim a massa "sela") e frite em óleo quente por 2 ou 3 minutos.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Chancliche com Zattar Caseiro Fresco


Chancliche é uma iguaria Árabe facílima de se preparar em casa.
O segredo para fazer um Chancliche delicioso é usar uma ricota de qualidade.

Quando resolvi fazer, não tinha o Zattar pronto (aliás ando meio desconfiada em comprar ingredientes já moídos, como temperos e especiarias, prefiro processá-las em casa - cansei de encontrar insetos e objetos estranhos no meio de ervas secas, então prefiro selecionar e fazer. Se estão já moídas só Deus sabe o que tem no meio....eca!!)

Vou começar com a receita do Zattar Caseiro, feito com ervas frescas para uso imediato (pode usar as secas para guardar por mais tempo).

Zattar
2 colheres de sopa de Sumac **
2 colheres de sopa de gergelim moído*
1 colher de sopa de gergelim inteiro*
1 colher de sopa de tomilho fresco (só as folhinhas)
1 colher de sopa de folhas de hortelã fresca picada
1 colher de sobremesa de orégano fresco

Misturar bem todos os ingredientes. Pronto.

** Como eu não gosto do sabor do gergelim branco, levei em frigideira de teflon só para dourar levemente, sem deixar escurecer...

* Sobre o Sumac
A primeira vez que tomei conhecimento desta especiaria foi através do Blog Trem Bom, da querida Valentina. Ela postou uma receita de Peixe com Sumac. Depois vi duas postagens no Blog Canela Moída, da Ameixinha, onde ela usou para fazer Espetos de Frango e Iogurte e uma Salada de Tomates e em seguida no Páprika na Feijoada, da Odete, que preparou com Arroz.

Sumac

Quando contei por aqui que havia encontrado, muitas pessoas pediram para apertar a minha tecla SAP.....então....aí vai a definição:


SUMAC

Esta especiaria vem das bagas de um arbusto selvagem que cresce em todas as áreas do Mediterrâneo, especialmente na Sicília e sul da Itália, e em partes do Oriente Médio.

As bagas são secas e trituradas para formar um pó vermelho-púrpura.

O Sumac é amplamente utilizado na culinária Arábe, Turca e especialmente na culinária Libanesa como importante agente de acidificação, sendo preferido ao limão para dar acidez.

É usado como tempero sobre os kebabs antes do cozimento, além de ir bem com peixes e aves. O suco extraído de sumac é popular em molhos para saladas e marinados e da forma em pó é usado em guisados, legumes cozidos e frango.

Outros nomes:

Summac

Elm-Sumac Folheadas

Siciliano Sumac

Sumagre

Sumak

Summak

Sumagre Tanner

Francês: Sumac
Alemão: Sumagre
Italiano: Sommacco
Espanhol: Zumaque
Árabe: SamMak



Chanchiche

1 ricota de aproximadamente 1 Kg
Todo o preparado do Zattar Caseiro Fresco
1/2 xícara de azeite
1 colher de sopa (rasa) de sal

A parte mais complicada da receita: Amasse bem todos os ingredientes até darem liga. Com as mãos untadas em azeite faça bolinhas, passe na cobertura que mais te agrada , coloque-os numa assadeira sobre papel manteiga e leve à geladeira por pelo menos 5 horas, para que fiquem firmes. Embale com filme plástico e conserve na geladeira.
Como neste caso o Zattar é fresco, não convém deixar mais do que 3 ou 4 dias.

Sugestões de Cobertura:

- Pimenta Calabresa Seca
- Orégano
- Gergelim
- Zattar



Para servir como zakuska, há quem amasse com azeite e faça um patê (nesse caso eu nem teria feito as bolinhas, né??)
Ou então guarde na geladeira enquanto pensa na elaboração de algum prato especial.....

O mais legal é o custo e o rendimento: Utilizando uma ricota de melhor qualidade, o custo foi de aproximadamente R$ 12,00. Renderam 14 chancliches (do tamanho tradicional), ou seja, R$ 0,85 a unidade. É bom ou não é??