"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

Mostrando postagens com marcador Zakuskas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Zakuskas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mandioca Frita Cremosa


http://zakuskas.blogspot.com


Já vi esta receita em vários programas de TV e vários blogs, por isso não sei de quem é a autoria e a quem creditar para ser justa.Posso assegurar que é uma das zakuskas mais deliciosas que já provei!

Simples de ingredientes e forma de preparo, mas cada pedacinho na boca encanta quem experimenta.

Ingredientes

Mandioca
Sal
Manteiga (não use margarina!)

(a proporção de manteiga é 1 colher de sopa cheia, de mãe, para cada Kg de mandioca).


Coloque a mandioca descascada em uma panela de pressão com uma pitada de sal e complete com água. Deixe cozinhar na pressão por cerca de 30/40 minutos ou até a mandioca ficar bem macia.

Enquanto quente, retire a mandioca com uma escumadeira para uma assadeira retangular, escorrendo bem a água. Retire a fibra interna e amasse com um garfo. Acrescente a manteiga e continue amassando bem até virar um purê.

Continuando na mesma assadeira espalhe a massa alisando bem, numa camada que tenha mais ou menos 2 cm altura.

Aguarde esfriar e leve ao freezer por uns 40 minutos, e antes que comece a congelar, retire do freezer e corte em quadradinhos iguais. Se esperar para cortar quando congelar não vai conseguir.
Volte a assadeira ao freezer e deixe até que congele totalmente.

Com auxílio de uma espátula, retire os quadradinhos e guarde num saco plástico no freezer.
 http://zakuskas.blogspot.com

Quando desejar, esquente muito bem o óleo (aquele velho teste do palito de fósforo tá valendo).

http://zakuskas.blogspot.com


Coloque poucos quadradinhos para fritar de cada vez, evitando que o óleo esfrie e desmanche os quadradinhos de mandioca.

Deixe dourar e escorra num papel absorvente.

Pensa numa mandioca sequinha, crocante e quentinha com um purê de mandioca de recheio?
Eu não coloquei um pedacinho de queijo no meio (que é uma idéia) mas quem comeu achou que tinha queijo.




http://zakuskas.blogspot.com


Uma coisa muito legal que descobri com essa receita é que esta forma de congelar a mandioca é muito prática também na hora de fazer um caldo, ou uma sopa.


Dia destes chegando em casa abri o freezer e vi que tinha alho poró (que deixo já refogado, congelado). 
Fervi água, coloquei caldo de galinha pronto, o alho poró e alguns cubinhos desta mandioca.

Gente.....ficou um caldo de mandioca divino para aquecer a noite gelada!

Portando, bora aproveitar a safra de mandioca!!



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Peras Assadas com Gorgonzola

http://zakuskas.blogspot.com



Esta, definitivamente, é a única forma do meu marido consumir peras. Ele não come (não comia) nem por recomendação médica e hoje quando vê peras já sugere a compra.....mas.....somente assadas com queijo azul!

A sugestão vem do Blog do Ráscal, um restaurante que adoramos. Alterei a receita original trocando o mel por um creme de aceto balsâmico. Ele é adocicado e tem de vários sabores. Usei o de trufas brancas e as peras ficaram simplesmente maravilhosas.


http://zakuskas.blogspot.com

Desde então fiz várias vezes, desde o forno convencional até no microondas e vou dizer que este último, além de muito mais rápido e prático, fica com o resultado melhor. As peras desidratam mais rapidamente sem desmancharem.  Algumas vezes incluí nozes também.
As peras podem ser de qualquer variedade, desde que maduras e firmes. Se muito maduras ou muito verdes não ficam boas.

Para meus convidados "gourmet"  foi e é a glória, acompanhados de uma taça de vinho e uma ciabatta crocante e quentinha.


http://zakuskas.blogspot.com


Peras
suco de limão


Corte as peras ao meio, se possível mantendo os cabinhos. Com uma colher pequena retire o miolo e coloque numa tigela com pouca água e suco de limão para não escurecerem. Depois de todas as peras cortadas, seque bem com um papel toalha, disponha num prato com a casca para baixo e pincele o creme de aceto balsâmico (ou o próprio aceto ou uma redução de balsâmico ou ainda como na receita original, mel misturado com suco de laranja).
Leve ao microondas na potência alta até que fiquem meio desidratadas, porém assadas e firmes. Se necessário, vá escorrendo a água que ela solta e pincelando mais aceto.

Recheio
Queijo Azul (gorgonzola, roquefort ou bergarder)
Cream Cheese ou requeijão, apenas para dar a liga
Opcional: Nozes

Depois de assadas (isso pode ser feito com antecedência e deixar para terminar no momento de servir) coloque uma colher do recheio e volte ao microondas apenas para derreter o queijo.
Eu ainda complementei as bordas das peras com mais creme de aceto.

Pode servir quentes, mornas ou frias.....

É dos Deuses!!!!

  http://zakuskas.blogspot.com


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mini Berinjelas Recheadas com Nozes e Alho, conservadas em Azeite

http://zakuskas.blogspot.com


Há muitos anos uma senhora árabe me ensinou a fazer berinjelinhas recheadas e que conservadas, duravam mais de um ano.
Mas a forma de preparo é muito trabalhosa e precisa  de muitos dias só para esperar as danadas desidratarem.
E como a preguiça (e a falta de tempo) são as mães do progresso, encontrei esta receita aqui  bem prática e o resultado foi aprovadíssimo.


1 kg de mini-berinjelas
50 gr de nozes moídas
5 dentes de alho amassados
quanto baste de azeite
quanto baste de sal

Corte os talos das berinjelas e cozinhe-as durante 10 minutos na água já fervente com sal. Retirar e deixar esfriar. Colocar sobre uma peneira para escorrer, de um dia para o outro (no mínimo umas 05 à 06 horas), elas deverão perder muito liquido. De tempo em tempo, aperte delicadamente com as mãos. Em seguida, faça cortes longitudinais nas cascas das berinjelas. Depois, com uma colher de sobremesa, vá retirando delicadamente a polpa, reservando as cascas, que devem ficar inteiras, sem outros cortes, vá colocando as polpas em uma vasilha. Misture bem esta polpa com as nozes, os dentes de alho e sal à gosto. Recheie delicadamente, sem encher demais, as cascas de berinjela com esse preparado, e vá colocando em uma vasilha, ou vidro de boca bem larga que possa ser bem fechado. Vá formando camadas com as berinjelas recheadas. Finalmente cubra-as com azeite de oliva e tampe bem. Deixe descansar durante 01 semana e está pronta. O azeite deve cobrir totalmente, ficar bem acima do nível das berinjelas.
Essa conserva pode ser servida com pão árabe ou italiano como entrada ou aperitivo.






domingo, 17 de fevereiro de 2013

Jalapeño Poppers

http://zakuskas.blogspot.com


Eu estava no afã de saborear essa zakuska mexicana há anos, mas ou eu encontrava o jalapeño e não tinha tempo, ou tinha tempo e não tinha o jalapeño......até que um dia o universo disse sim e finalmente eu adaptei algumas das dezenas de receitas que encontrei na net e nos deliciamos com um petisco genuinamente picante, mas muito, muito saboroso.
Sim, era tudo o que eu esperava dele.
Eu diria que é uma abertura "de nível" para um almoço mexicano.......


As quantidades você decide, mas calculo que duas pimentas por pessoa tá de bom tamanho como entrada:

- Pimentas jalapeños verdes frescas
- Vinagre para pré-cozinhar as pimentas
- Cream Cheese
- Farinha de trigo para empanar
- Clara de ovo para empanar
- Farinha Panko para empanar
- Óleo para fritar

http://zakuskas.blogspot.com

Nunca é demais avisar, mas sempre que mexer com pimentas, COLOQUE LUVAS.

Faça um corte longitudinal na pimenta. Próximo ao cabinho faça outro corte, formando um "T". Abra delicadamente e retire as sementes.
Numa panelinha, coloque 1 parte de vinagre, 1/2 parte de água e sal. Quando ferver jogue as pimentas e deixe cozinhar alguns minutos (até que fique macia, mas firme - uns 2, 3 minutos). Escorra e deixe esfriar.
Depois de bem sequinha, recheie com cream cheese. Limpe o excesso e modele para que fique fechada.
Bata a clara com um garfo e passe a pimenta. Em seguida na farinha de trigo, novamente na clara e  por último na farinha Panko.
Coloque no freezer e deixe até que congele.
Esquente o óleo (sem ferver) e frite poucas pimentas de cada vez, congeladas ainda, para que o recheio não saia. Assim que dourar, retire.
Seque em papel absorvente e abra uma Corona ou Dos Equis.......


http://zakuskas.blogspot.com






sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Khachapuri versão Palitos - Pão na Frigideira recheado com Queijo

http://zakuskas.blogspot.com

Vale a pena fazer de novo.
Se tem um pãozinho que faço sempre, para o lanche ou para o petisco é o Khachapuri, pão originário da Geórgia. Tem gente que faz festa só em saber que estou preparando.

Desta vez fiz na versão palitos, recheados apenas de queijo meia cura, para acompanhar frios e o vinho (abri a massa em um retângulo e cortei em tiras).

Simplesmente deliciosos, torradinhos, assados na frigideira!

A receita e o modo de fazer está aqui.


http://zakuskas.blogspot.com



Outra receita de pão de frigideira AQUI

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Antepasto de Funghi Seco

http://zakuskas.blogspot.com

De novo minha querida Regina quem me passou mais esta receita  idéia. 
Para quem gosta do sabor especial e único do funghi seco vai se acabar com isso numa fatia de pão italiano.

Não tem medidas ...

Pegue a quantidade de funghi seco que desejar. Lave com água fria, coloque numa tigelinha e jogue água fervente. Deixe esfriar e hidratar até que fiquem macias.
Esprema bem e corte em tirinhas.
Tempere com sal, alho bem amassado, pimenta calabresa seca, manjericão picadinho (ou salsa, ou cebolinha) e muito azeite extra-virgem.
Coloque num vidro, complete com mais azeite se for necessário e deixe os sabores se misturarem por pelo menos um dia, na geladeira.

Quanto mais tempo na geladeira, mais gostoso fica.

Na próxima vez farei os funghis picados, ao invés de tirinhas.  Ficam mais práticos para colocar no pão.

Obrigada, Regina!

http://zakuskas.blogspot.com

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mousse de Queijo Minas Frescal e Alho


http://zakuskas.blogspot.com.br/


A idéia dessa mousse (e da decoração também!) vem lá da Cozinha da Iliane, super companheira de cozinha que está dando o seu tempo de blog e que estou com muitas saudades (ainda bem que de vez em quando nos falamos pelo telefone!).
Inspiração porque eu modifiquei um pouco a versão original feita com ricota, creme de leite e azeitonas para fazer com queijo minas, iogurte e sem azeitonas.
Fez parte de uma mesa de churrasco e fez tanto sucesso e tantos pedidos de receita que posto especialmente para todas que me pediram.

Recomendo. Fica simplesmente deliciosa e é uma ótima zakuska para os dias quentes.. Nem precisa ter churrasco :)



500 grs de queijo minas frescal (vulgarmente conhecido por queijo branco)
2 copos de iogurte natural integral (170 g cada um)
3 colheres de sopa de maionese
4 dentes de alho picados
1 envelope (12g) de gelatina em pó sem sabor
200 ml de leite
sal, azeite para untar a forma
salsa, pimenta do reino moída na hora grosseiramente, pimenta rosa para decoração

Primeiro hidratar a gelatina no leite frio e depois levar ao microondas alguns segundos sem deixar ferver para que dissolva.
Coloque no copo do liquidificador o queijo picado, os iogurtes, a maionese, os dentes de alho e a gelatina hidratada e dissolvida. Bata bastante até formar um creme homogêneo. Prove e corrija o sal se for preciso.
Unte uma forma com azeite e despeje o creme (eu usei uma forma de bolo inglês grande). Cubra com filme plástico e leve a geladeira, de preferência por umas 12 horas (faça na véspera).
Desenforme, jogue um fio de azeite e decore com a salsa bem picadinha, a pimenta do reino e a rosa e algumas fatias de pepino, que são ótimas para acompanhar a mousse!


http://zakuskas.blogspot.com.br/



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Berinjela ao Alho e Azeite

http://zakuskas.blogspot.com

Desde que me conheço por gente lembro desta berinjela preparada pelas mãos da minha mãe. Para mim tem sabor de confort food, de comida caseira, cheirosa e bem feita.

Creio que é uma das formas mais simples de preparar e fica deliciosa.
Na casa dela é acompanhamento de um pãozinho, um sanduiche,  com o arroz-feijão e ótimo na mesa de saladas de um churrasco.

Na última vez que preparei, fiz com ela um delicioso pão de berinjela.

http://zakuskas.blogspot.com

Sem medidas......
Corte berinjelas em fatias de mais ou menos 1 cm. Escolha berinjelas menores, o resultado é melhor. Deixe-as de molho em água e vinagre por uns 30 minutos. Escorra bem, polvilhe sal, azeite e misture bem. Frite as fatias numa frigideira ou grelha até que fiquem macias. Reserve.


http://zakuskas.blogspot.com

Prepare alho (cru) bem amassado, misture uma pitadinha de sal e bastante azeite extra-virgem. Se gostar coloque vinagre, mas nós preferimos sem ele.
Junte ainda cebolinha (a parte verde) picada, ou salsinha, o que mais gostar.

http://zakuskas.blogspot.com

Num vidro vá colocando camadas de berinjela, espalhando colheradas do tempero de alho e azeite. 
Feche o vidro e deixe na geladeira até o dia seguinte.
Pronto, simplesmente isso.

http://zakuskas.blogspot.com
http://zakuskas.blogspot.com

http://zakuskas.blogspot.com

Se quiser um sabor de alho menos acentuado, dê uma fritadinha nele no azeite, antes de intercalar com a berinjela grelhada.
Dura uns 10 dias ou mais na geladeira.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pull Apart Bread - Azeitonas, Alho e....Mortadela!

http://zakuskas.blogspot.com

Me encantei a primeira vista por este pão quando vi publicado no Blog Cozinhando com Josy.

Já vi  várias versões pela internet, uma melhor que a outra e foi difícil escolher uma para começar. Optei por esta pelo fato de ir farinha integral (que adoro), açafrão (achei diferente o uso dele - e resultou um pão como uma linda cor), e por vir com o aval de uma pessoa que entende muito de cozinha.
Depois destas, vou arriscar fazer muitas outras versões salgadas e as doces com canela, que com certeza devem ser dos deuses.

http://zakuskas.blogspot.com


A receita original está no blog da Josy. Abaixo a versão adaptada de como fiz.

300 grs de farinha de trigo branca
100 grs de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento biológico seco
60 ml de água morna
80 ml de leite morno
60 ml de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (chá) de açafrão
2 ovos (à temperatura ambiente).

Recheio
4 dentes de alho amassados
60 ml de azeite
azeitonas verdes em rodelas 
orégano a gosto
 
Misturar a farinha, açúcar, açafrão, orégano e o fermento. Bater os ovos ligeiramente com o leite e a água e juntar aos secos. Misturar bem até incorporar bem. Por último junte o azeite e o sal. Trabalhe bem a massa que deverá ficar pegajosa. Coloque numa tigela, cubra com um saco plástico e deixe fermentar até dobrar de volume. 

http://zakuskas.blogspot.com

Abrir a massa numa mesa enfarinhada como um retângulo. Espalhe o recheio: azeite, alho amassado (usei cru), as azeitonas e polvilhe orégano.

http://zakuskas.blogspot.com

Corte a massa em cinco tiras mais ou menos iguais. Sobreponha as tiras com cuidado.

http://zakuskas.blogspot.com

 Corte novamente em 5 partes com a largura da forma


http://zakuskas.blogspot.com

Coloque os pedaços em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada e deixe descansar até dobrar de volume.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar.

http://zakuskas.blogspot.com

Agora, hora da invencionice.......
Usei cerca de 70% da massa, pois achei que ia dar um pão muito grande para a minha forma de bolo inglês.
Com a massa restante, abri a geladeira e encontrei mortadela. Não pensei duas vezes.....

Abri a massa, espalhei caprichadamente muitas fatias de mortadela e montei conforme acima, cortando em tiras, sobrepondo.....

http://zakuskas.blogspot.com


http://zakuskas.blogspot.com

Ficou show! Para ir beliscando com as mãos......


http://zakuskas.blogspot.com
 


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Casquinha de Camarão com Alho Poró e Açafrão

http://zakuskas.blogspot.com

Temperaturas subindo e as zakuskas de verão dando o ar da graça. 
Casquinhas combinam com a cervejinha gelada do final de semana, ou com a companhia de um vinho branco. Claro, com bons amigos e um bom papo para acompanhar.

http://zakuskas.blogspot.com

400 gramas de camarão já pré-cozidos
1 alho poró bem picadinho (parte branca)
2 tomates bem maduros picados
1/2 caixinha de creme de leite ou molho branco pronto (usei o último)
farinha de pão o quanto baste (pão torrado e moído)
coentro ou salsa picadinho à gosto
sal e pimenta do reino
1 envelope de açafrão para paella (ou 1 colher sobremesa rasa de cúrcuma)
Azeite, o necessário para refogar


http://zakuskas.blogspot.com

No azeite frite o alho poró até ficar bem macio. Junte os tomates e deixe por mais uns 3 minutos. Acrescente o açafrão, os camarões e deixe refogar rapidamente. Coloque o creme de leite e dê ponto com a farinha de pão (não muito, apenas para engrossar levemente).
Coloque sal, pimenta do reino e finalize com o coentro ou salsa.
Disponha em casquinhas de vieiras (esta receita rende 12 casquinhas) e leve ao forno na hora de servir, para aquecer.
Se desejar, salpique queijo parmesão por cima e deixe gratinar.
Aqui, minhas cobaias preferiram sem o queijo.




terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pimenta Cambuci recheada com Chancliche

http://zakuskas.blogspot.com

Eu amo o sabor da pimenta cambuci (ou chapéu de padre, de frade ou de bispo como também é conhecida). Uma das formas comuns de prepará-la é recheada e assada com carne moída, frango desfiado ou calabresa moída. Fica uma delícia em qualquer versão. Ou então pura, fritinha com azeite e alho e um toque de balsâmico.

Mas resolvi juntar a minha outra paixão por queijos e rechear com chancliche, que sempre faço e cuja receita está aqui.

Lave algumas pimentas cambuci, corte uma "tampinha" no lado do cabinho e retire as sementes com auxilio de uma colher pequena.
Amasse um chancliche com azeite, prove se precisa mais sal e recheie as pimentas.
Ajeite num refratário untado e jogue mais um fio de azeite por cima.
Leve ao forno pré-aquecido até que a pimenta fique macia (mais ou menos 20 minutos) em temperatura máxima.

Com um pãozinho italiano fica perfeito!


http://zakuskas.blogspot.com


http://zakuskas.blogspot.com



sábado, 29 de setembro de 2012

Pão Aperitivo com Provolone e Peperoni

http://zakuskas.blogspot.com

Taí uma coisa deliciosa para acompanhar um vinho, um beliskete ou mesmo um churrasco.
Pão tipo italiano com  um toque de cream cheese, alho e orégano, entremeado de provolone e peperoni, salpicado de azeite e manjericão.....quentinho, não há quem resistiu.
Versátil, dá prá combinar vários outros ingredientes. Sem receita à risca, mas à gosto de quem o fizer:

Pão tipo italiano 
Cream Cheese ou Maionese
Alho amassado
Orégano
Azeite
Provolone cortado em palitos
Peperoni fatiado
Manjericão fresco picado à gosto

http://zakuskas.blogspot.com
Primeiro corte o pão em palitos. Tanto faz se o pão é redondo ou filão.
Unte com azeite um pirex e ajeite os palitos de pão em pé (é o que dá mais trabalho).
Prepare uma pasta com o cream cheese (ou maionese, se preferir), um pouco de azeite, alho amassado e um pouco de orégano.
Coloque esta pasta num saquinho plástico, corte a pontinha e aperte a pastinha entre os palitos de pão.
http://zakuskas.blogspot.com
Distribua também os palitos de provolone (ou se preferir, mozarela) e o peperoni. Gostei do resultado com o provolone, porque ele passa o sabor defumado para o pão e não fica muito derretido, fica torradinho.
Jogue um fio de azeite por cima e leve ao forno quente, até o pão dourar.

http://zakuskas.blogspot.com

Assim que retirar do forno, polvilhe o manjericão picado e sirva quente.....
Para pegar com a mão, comer e lamber os dedos.......

http://zakuskas.blogspot.com




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Focaccia com Tomates Secos e Manjericão

http://zakuskas.blogspot.com

Desde que fiz pela primeira vez esta massa, os pedidos de "você faz aquela focaccia?" crescem. 


Aqui mais algumas variações de cobertura.

A receita original da massa, AQUI

A cobertura desta...

- Tomates Secos temperados com azeite, alho e orégano
- Alho fresco picadinho misturado com azeite, espalhado pela massa
- Tomilho fresco

Depois de assada e morna, espalhe folhas de manjericão fresco e sal grosso (ou flor de sal)

http://zakuskas.blogspot.com

Aqui outras duas versões feitas e servidas num bilisquete:

- Com azeitonas pretas e cubinhos e parmesão (mais alho e azeite, claro)
- Com Tomates secos e Parmesão ralado no ralo grosso

http://zakuskas.blogspot.com

Esta receita é imbativel. Se não quero errar, é nessa, com certeza!






sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pesto de Pimentão Vermelho com Amendoas

 

Encontrei aqui, na Cozinha Festeira, a receita deste Pesto fácil, delicioso e versátil. Eu usei na mesa de antepastos, mas acho que numa massa vai ficar divino também.
Adaptei um pouco as quantidades da receita original.
Vale a pena.

 
4 pimentões bem vermelhos e pesados
Azeite
3 ou 4 dentes de alho
2 colheres de chá de páprika doce
Parmesão (não coloquei desta vez e ficou ótimo também)
½ xícara de amêndoas
½ xícara de folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino

Lave os pimentões, seque e leve ao forno bem quente numa assadeira. Vá virando até que comece a ficar com a casca escura.
Ainda quente coloque num saco plástico e deixe esfriar. Assim fica muito mais fácil tirar a pele dos pimentões. Tire também as sementes e reserve.
Numa panela coloque azeite, frite o alho picado e junte os pimentões e a páprika.
Dê uma ligeira fritada e coloque num processador com o manjericão, as amêndoas, o parmesão. Processe até ficar tudo homogeneizado. Prove o sal e coloque a pimenta.
Se estiver muito consistente ainda, diluo com azeite extra-virgem.
Fica delicioso para acompanhar uma ciabatta quentinha....